CasaComigo-63-2.jpg

Olá,

Sejam muito bem vindos!

Skeptical optimists see the glass as half full but never get tired of brainstorming ways to fill the glass all the way up so that more people can enjoy what's inside.

Muito do meu percurso profissional neste mercado de casamentos foi feito de forma intuitiva. A minha formação principal é artística, em design de comunicação, mais tarde complementada por gestão cultural. O fio condutor de todos estes anos é o facto de achar que a beleza das coisas é um bem essencial no quotidiano e a constante vontade de aprender com quem sabe mais.
Quando comecei o Simplesmente Branco em 2010 (e nos dois anos que o antecederam), fui lendo tudo o que havia sobre "small businness", "freelance life" e marketing, sempre desta perspectiva de empreededora a solo e mulher (que é bem diferente da masculina, acreditem...).

Tive duas bíblias fundamentais: o livro, das canadianas  Emira Mears e Lauren Bacon, The boss of you, hoje desactualizado, mas à época (2007), um incrível e muito inspirador livro sobre como pôr de pé um negócio, passando de amador a profissional em nome próprio. Escrito por mulheres, para mulheres (nunca tinha pensado nisto até elas próprias o mencionarem, explicando o que as levou a escreverem este bestial manual de marketing), não era sobre o sucesso como objectivo primordial e único, mas sobre conhecimento, prioridades, estratégia, planeamento e direcção. Sobre clarividência e objectivos. Foi uma ferramenta de tal modo poderosa, que ofereci alguns exemplares, emprestei o meu, já sublinhado e anotado, e o recomendei tantas, tantas vezes.

O site Think Splendid foi - e continua a ser - a maior ferramenta.
Acompanho o trabalho sério e claro da Liene Stevens há vários anos. Cito as suas palavras com uma frequência quase semanal. É a pessoa que mais sabe, na minha opinião, sobre o negócio de casamentos, de forma global - basta lerem o seu comentário ao encerramento do Style me Pretty.
Quando pensámos no alinhamento da conferência We are The Destination, foi a minha primeira escolha para speaker, e quando, em poucas horas, respondeu ao meu tímido convite (imaginem que estão a convidar o vosso ídolo...) com um simpático e entusiasta "sim, tenho todo o gosto em estar presente e posso apresentar em primeira mão, estreia absoluta, o novo estudo estatístico sobre destination weddings" - imaginam quanto star strucked fiquei, eu formiguinha atenta, ela rockstar absoluta. Foi um prazer conhecê-la, ouvi-la e dizer-lhe o quanto foi importante no meu percurso profissional.

Think Splendid é uma empresa de consultoria séria sobre o negócio de casamentos. Trabalham com os principais players americanos, produzem estudos estatísticos sobre os vários mercados em formato PDF, que podem ser adquiridos e estudados com toda a atenção, e têm um blog com publicações regulares, onde essencialmente, se fala de boas práticas e bons conselhos. Esta é a secção que vale ouro, onde todos os dias aprendo mais coisas. Aprendo a olhar para o mundo e para o meu negócio de forma mais ampla, faço conecções sobre os vários elementos da equação (cliente, fornecedor, valor, profissionalismo), reflicto sobre coisas que nunca tinha pensado ou olho de uma forma que me estava a escapar, para determinado assunto. Refresco a cabeça, limpo a irritação e encaro as minhas próprias questões, decisões ou dificuldades com um novo olhar.
São sempre as palavras certas, no momento certo - um estranho timming que a mim, me assenta que nem uma luva, sendo o bingo absoluto este artigo: Bitter or Better, a chegar-me à caixa do correio, numa semana particularmente difícil. A opção foi claríssima: better is the (only) way to go.
 

Há dias perguntei aos meus pares quem eram os seus ídolos, mentores, quem gostariam de ouvir falar, se a ocasião se proporcionasse. As respostas foram desanimadoras, com honrosas excepções. Fiquei perplexa com esta falta de heróis - acho que nos fazem sempre falta, alguém para quem olhamos de baixo para cima, "quando for grande, quero ser como tu".

A minha heroína e mentora é a Liene Stevens. As newsletters semanais que subscrevo são fundamentais para o meu negócio e para a minha visão profissional de todos os assuntos relacionados com o mercado de casamento. São momentos de pausa, sabedoria e reflexão. São doses de conhecimento valioso, fácil de assimilar e implementar na rotina. São palavras de alento quando vos apetece fechar a porta, são bons conselhos quando têm uma decisão pela frente ou uma proposta menos óbvia.

São entusiasmantes e inspiradoras. São generosas.

Subscreva-nas também, se ainda não o fazem - vão aprender tanto!

"Vende-te como queres ser comprada"

"Vende-te como queres ser comprada"

Bem-vindos!

Bem-vindos!